
Delfinópolis disputa prêmio da ONU para melhor vila turística do mundo
Um jeito todo próprio de viver colocou Delfinópolis (MG) entre os destaques da disputa mundial das “Melhores Vilas Turísticas”, promovida pela ONU Turismo. A iniciativa internacional reconhece comunidades que aliam o turismo ao desenvolvimento rural, sustentabilidade e preservação cultural.
Com 8,4 mil habitantes e uma ampla área rural, Delfinópolis se sobressai por valorizar sua cultura canastreira, tradições locais e estilo de vida ligado à natureza. Localizada na Serra da Canastra, a cidade encanta com suas paisagens naturais, mas é o resgate do modo de viver no campo que chamou a atenção do comitê internacional.
Entre os destaques está a produção do queijo Canastra, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pela Unesco, além da produção de banana e o trabalho das Arteiras da Canastra — grupo de artesãs que transforma sementes, fibras naturais e pigmentos minerais em arte e identidade.
O prêmio “Melhores Vilas Turísticas” foi criado em 2021 e reconhece vilarejos que promovem o turismo como ferramenta de inclusão, cultura e desenvolvimento local. Os vencedores serão anunciados durante a Assembleia Geral da ONU Turismo, marcada para acontecer de 7 a 11 de novembro, na Arábia Saudita.
8 vilarejos brasileiros estão na disputa do prêmio de vila turística mais bonita do mundo
Ao todo, oito vilarejos brasileiros estão na disputa. Três deles são de Minas Gerais: Delfinópolis, Conceição de Ibitipoca e Grão Mogol. Completam a lista: Antônio Prado e Linha Bonita (RS), Cocanha (SP), Leoberto Leal e Piraí (SC).
Na fase final, duas localidades brasileiras serão escolhidas para representar o país. Caso uma delas vença, passa a integrar oficialmente a rede mundial de vilas reconhecidas pela ONU Turismo, que já conta com 254 membros.
Além do prestígio internacional, a vencedora recebe o selo de boas práticas em turismo rural e sustentável. Fonte g1